Rede de distribuição urbana
REDE DE DISTRIBUIÇÃO URBANA
A eletricidade gerada nas usinas é transportada por longas linhas de transmissão e chega até o consumidor final através das redes de distribuição de energia.
A rede de distribuição de energia elétrica urbana compreende toda instalação de fios e cabos elétricos, nas ruas e avenidas, conectando as residências, comércios e indústrias, seja por vias aéreas ou por vias subterrâneas. Compreende também as estruturas que suportam os condutores de energia, como os postes, fixadores, isoladores, transformadores, proteções, terminais e conexões elétricas, sistemas de aterramentos, entre outros.
Como os ramais de energia são instalados em áreas com elevada densidade populacional, as soluções específicas são desenvolvidas com as tecnologias e robustez necessárias para atender esses consumidores com a maior qualidade e segurança possíveis.
As redes de distribuição são compostas por linhas de baixa, média e alta tensão, sendo que as linhas de transmissão que possuem um tensão igual ou superior a 230 kV são denominadas de rede básica.
Em geral, existem quatro principais tipos de rede de distribuição. Veja abaixo como eles funcionam e quais são as principais características de cada um.
Rede de Distribuição Aérea Convencional: apesar de ser muito comum no Brasil, os condutores dessa rede não possuem isolamento, ficando mais vulneráveis à ocorrência de curto-circuitos.
-
Rede de Distribuição Aérea Compacta: essa opção é muito mais segura que a convencional, pois seus condutores contam com isolamento. Além disso, a rede não ocupa muito espaço, minimizando o número de perturbações.
-
Rede de Distribuição Aérea Isolada: essa rede é bem mais protegida, porque seus condutores são encapados com a isolação ideal para serem trançados. Geralmente, ela é mais cara e utilizada em situações especiais.
-
Rede de Distribuição Subterrânea: a rede subterrânea é a que proporciona maior confiabilidade e melhor resultado estético. Contudo, ela tende a ser bem mais cara que as demais opções.