Elaboração e Montagem Projeto de Subestação

SUBESTAÇÃO

Uma subestação é uma instalação elétrica formada por um conjunto de equipamentos responsáveis pela transmissão e distribuição da energia elétrica, além de equipamentos de proteção e controle.

As subestações de energia são responsáveis pela distribuição da energia elétrica. Antes de chegar às casas, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas estações, onde equipamentos chamados transformadores fazem o aumento ou a diminuição da tensão.

Quando elevam a tensão elétrica, os transformadores evitam a perda excessiva de energia ao longo do percurso.

Quando rebaixam a tensão, já nos centros urbanos, permitem a distribuição da energia pela cidade.

Funcionam, deste modo, como pontos de entrega de energia para os consumidores.

Apesar de mais baixa, a tensão utilizada nas redes de distribuição ainda não está adequada para o consumo residencial imediato.

Por isso, se faz necessária a instalação de transformadores menores, instalados nos postes das ruas, para reduzir ainda mais a tensão que vai para as residências, estabelecimentos comerciais e outros locais de consumo.

Eles reduzem ainda mais a tensão que será recebida nas casas e estabelecimentos comerciais.

O fornecimento de energia é feito por meio de um grande e complexo sistema de subestações, linhas de transmissão e usinas, que constituem o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Subestação de energia para grandes consumidores, a energia é direcionada para estabelecimentos com potência instalada igual ou superior a 75 kW. São locais como obras, hospitais, centros comerciais, condomínios residenciais ou eventos.

Esse tipo de estabelecimento tem necessidades diferentes de consumidores menores. Eles precisam de uma carga mais alta. Isso significa que grandes consumidores requerem suas próprias subestações. Ou seja, a subestação que direciona a energia elétrica para as distribuidoras, por exemplo, não é o suficiente para estabelecimentos desse gênero.

Diante disso, fica claro que a subestação de energia é uma etapa fundamental do processo de distribuição de energia elétrica. Ela é especialmente necessária para grandes consumidores de eletricidade, que necessitam da própria subestação. Por esse motivo, o investimento nesse tipo de projeto pode ser muito útil para quem tem estabelecimentos assim.

Após elaboração do projeto, a concessionária(COELBA) tem 30 dias para aprovar e depois mais 30 dias para fiscalizar.

Subestação Abrigada – Subestações em Interiores ou Abrigadas são construídas em locais abrigados e os equipamentos são colocados no interior de construções não estando sujeitos a intempéries. Podendo ser uma edificação ou câmara subterrânea. Podem consistir de cubículos metálicos, além de subestações isoladas a gás.

Subestações Aéreas Também conhecida como Subestação simplificada, a SE aérea é assim classificada por possuir o transformador instalado num poste. Em geral, por esse motivo, a instalação de uma SE aérea é aplicável a empreendimentos de pequeno porte.